top of page

Sindicalistas realizam Curso de Formação Política no Sintufal.

  • http://sintufal.org.br/noticia/1618/sindicalistas-
  • 9 de dez. de 2013
  • 2 min de leitura

Sábado, 7 de dezembro, foi um dia de muita discussão e formação política na sede do Sintufal. Sindicalistas ligados ao Movimento Luta de Classes e diretores do Sintufal, SAE-AL e Sindsuper se reuniram para debater conjuntura e a luta sindical.

Emerson Oliveira, coordenador geral do Sintufal e anfitrião do evento, compôs a mesa e saudou a todos os presentes afirmando a importância de realizar momentos como esse. “A conjuntura de crise do capitalismo, avanço das desigualdades e tentativas de retirada de direitos dos trabalhadores aumenta a responsabilidade dos sindicalistas em lutar por outra realidade social”, afirmou Oliveira.

Pela manhã, Magno Francisco, coordenador do MLC, fez uma exposição sobre a conjuntura brasileira em 10 anos de governo do PT e as eleições em 2014. “Se Dilma não mudar radicalmente sua política, compreender as vozes das ruas, não tem COPA que camufle a exploração e segure a força dos trabalhadores”, afirmou Francisco.

Lucas Barros, economista e funcionário do IBGE, expôs o quadro de miséria em Alagoas face os 10 anos de governo do PSDB em Alagoas. “Temos a pior educação, IDH e taxa de homicídios do país. Isso é resultado de uma política voltada para garantir os interesses das elites. E mais, os escândalos da Assembleia Legislativa demonstram que, muito mais do que a sigla a que os políticos representam, defendem o interesse econômico dos capitalistas”, afirmou Barros.

No período da tarde, Ésio Melo, Daniel Calisto e Emerson Oliveira fizeram a apresentação da história do movimento sindical, sua atualidade e o debate de o porquê um movimento sindical classista. “É preciso construir na luta sindical uma alternativa de sociedade para os trabalhadores. Chega de fome e exploração, só o socialismo pode acabar com a miséria, a carestia e o desemprego”, afirmou Calisto.

O evento encerrou por volta das 17 horas, contou com a presença de 20 trabalhadores de 7 categorias diferentes. No encerramento, Jeamerson Santos, coordenador do Sintufal e também do MLC, convocou aos presentes aumentarem o estudo, a formação política e a luta dos trabalhadores em cada categoria. Ao mesmo tempo, convidou a todos para se engajarem na construção do 2º Congresso Estadual do MLC que será realizado no primeiro semestre de 2014.


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Facebook Basic Square
bottom of page