Sindicalistas realizam Curso de Formação Política no Sintufal.
- http://sintufal.org.br/noticia/1618/sindicalistas-
- 9 de dez. de 2013
- 2 min de leitura
Sábado, 7 de dezembro, foi um dia de muita discussão e formação política na sede do Sintufal. Sindicalistas ligados ao Movimento Luta de Classes e diretores do Sintufal, SAE-AL e Sindsuper se reuniram para debater conjuntura e a luta sindical.
Emerson Oliveira, coordenador geral do Sintufal e anfitrião do evento, compôs a mesa e saudou a todos os presentes afirmando a importância de realizar momentos como esse. “A conjuntura de crise do capitalismo, avanço das desigualdades e tentativas de retirada de direitos dos trabalhadores aumenta a responsabilidade dos sindicalistas em lutar por outra realidade social”, afirmou Oliveira.
Pela manhã, Magno Francisco, coordenador do MLC, fez uma exposição sobre a conjuntura brasileira em 10 anos de governo do PT e as eleições em 2014. “Se Dilma não mudar radicalmente sua política, compreender as vozes das ruas, não tem COPA que camufle a exploração e segure a força dos trabalhadores”, afirmou Francisco.
Lucas Barros, economista e funcionário do IBGE, expôs o quadro de miséria em Alagoas face os 10 anos de governo do PSDB em Alagoas. “Temos a pior educação, IDH e taxa de homicídios do país. Isso é resultado de uma política voltada para garantir os interesses das elites. E mais, os escândalos da Assembleia Legislativa demonstram que, muito mais do que a sigla a que os políticos representam, defendem o interesse econômico dos capitalistas”, afirmou Barros.
No período da tarde, Ésio Melo, Daniel Calisto e Emerson Oliveira fizeram a apresentação da história do movimento sindical, sua atualidade e o debate de o porquê um movimento sindical classista. “É preciso construir na luta sindical uma alternativa de sociedade para os trabalhadores. Chega de fome e exploração, só o socialismo pode acabar com a miséria, a carestia e o desemprego”, afirmou Calisto.
O evento encerrou por volta das 17 horas, contou com a presença de 20 trabalhadores de 7 categorias diferentes. No encerramento, Jeamerson Santos, coordenador do Sintufal e também do MLC, convocou aos presentes aumentarem o estudo, a formação política e a luta dos trabalhadores em cada categoria. Ao mesmo tempo, convidou a todos para se engajarem na construção do 2º Congresso Estadual do MLC que será realizado no primeiro semestre de 2014.

Comments